Skip to main content
dinheiro-nota-cédula-real-valor (Foto: Pixabay/Joelfotos/Creative Commons)

 

_O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) do Rio Grande do Sul, medido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) registrou inflação de 0,67% no mês de novembro, estimulada pela alta da taxa de câmbio ante outubro. No acumulado do ano, o IICP apresentou inflação de 10,82%.

Siga a Globo Rural no Instagram

Nos últimos 12 meses, o índice é de 10,68%. A justificativa apresentada pela Farsul para a alta de mais longo prazo também é a taxa de câmbio, que teve valorização de 16% nos últimos 12 meses. O IICP, que mede os custos de produção, teve alta maior do que a inflação geral, medida pelo IPCA, que teve aumento acumulado de 3,59% no ano.

Em contrapartida, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) no mesmo Estado, que mede a variação dos preços que os produtores recebem, caiu 5,04% em novembro, principalmente por causa da queda global nos preços dos grãos, pressionados pelo início da safra no Hemisfério Norte.

Incra executará política fundiária, diz assessoria de Tereza Cristina
Produtores dos EUA demonstram otimismo com nova rodada de pagamentos do USDA

No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o índice ainda apresenta alta: de 17,17% e 18,85%, respectivamente. O IPCA Alimentos aumentou menos no período, o que, segundo a Farsul, comprova que não há relação direta entre os preços pagos pelos alimentos no campo e no supermercado.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis

Source: Rural

Source: Import Rural

maranello

Author maranello

More posts by maranello

Leave a Reply